terça-feira, 24 de maio de 2011

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO Atividades 8 e 9 - Planejamento de uma aula temática

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETO
Atividades 8 e 9 - Planejamento de uma aula temática
Identificação
1. Nome do cursista: Solange da Silva Figueiredo
2. Nome da escola: CIEP 417 Brizolão José do Patrocínio
Principal disciplina envolvida: Língua Portuguesa/Literatura
Plano de aula:

1-Tema: Soletrando na Sala de Aula
Gênero Televisivo escolhido: Quiz Show

2- Público Alvo:
A atividade foi desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental (5º ano ao 9º ano) e Ensino Médio.

3- Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Objetivos:
Desenvolver a reflexão sobre a categorização gráfica, ortográfica e funcional das palavras;
Despertar o interesse pela leitura e aprendizagem, por tratar-se de um jogo;
Desenvolver estratégias de leitura e o reconhecimento global das palavras;
Apresentar o gênero "texto instrucional";
Ampliar a percepção entre os modos de falar e escrever.
4- Duração das atividades
Aproximadamente 1 mês.

5- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
É necessário que o aluno conheça o programa da televisão “Soletrando”.
6- Conteúdos a serem explorados:
- Ortografia
- Acentuação gráfica
- Novidades do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
7- Estratégias e desenvolvimento
- Na primeira semana:
- Propor o jogo "Soletrando" na sala de aula, como forma de trabalhar o vocabulário escolhidos dos livros literários trabalhados na sala de aula;
- Elaborar e discutir com a turma as regras do jogo;

- Seleção das palavras por cada grupo de alunos, extraídas dos livros de literatura já trabalhados em sala de aula;
- Entrega das listas de palavras para que o professor possa selecionar as palavras para o Soletrando.
- Cada aluno recebe a cópia da listagem com todas as palavras selecionadas.
- Na semana seguinte: eliminatória na turma, com sorteio e soletração da palavra pelo aluno. Em caso de erro, será eliminado. Em caso de acerto, permanece para a próxima rodada. O aluno vencedor é classificado para próxima fase.
Na outra semana: eliminatória por segmento. O aluno vencedor é classificado para fase Final.
Postagem no Blog da escola todas as fases de classificação e da fase final.
Montagem do vídeo do Soletrando e postagem do mesmo no site de vídeos.
8- Culminância:
- Na última semana: Fase Final, no Auditório da escola, com a banca formada por quatro professores e convidado, onde os alunos classificados soletram palavras sorteadas. O aluno vencedor recebe uma premiação especial (no caso, uma bicicleta e livros) e os demais finalistas recebem obras literárias.
Indique o endereço na WEB: http://www.slideshare.net/solsilfig/soletrando-na-sala-de-aula
9- Recursos necessários
Livros literários para coleta das palavras pelos alunos;
Equipamento de som (microfone e caixas de som);
Computadores do Laboratório de Informática da escola;
Premiação para os alunos finalistas.

10- Avaliação

O jogo “Soletrando” como uma atividade durante 4 semanas possibilita que muitas habilidades, competências e atitudes sejam desenvolvidas e avaliadas durante sua execução, tais como:
A atenção para ouvir o outro;
Desenvolvimento do hábito do estudo em casa;
Expressão oral e dicção;
Reflexão sobre acentuação e ortografia das palavras.

11- Referências:
In Caldeirão do Huck: http://tvglobo.caldeiraodohuck.globo.com/dicas-do-professor-2009/
In Portal do Professor do MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16005


In Revista Escola: http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/

Um comentário:

Anônimo disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA,
http://www.ufpa.br/beiradorio/novo/index.php/leia-tambem/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

Quem quiser material, fazer capacitação, etc, é gratuito, peça: jbn@ufpa.br